domingo, 22 de novembro de 2009

Blue Cheer - Vincebus Eruptum (1968)



Blue Cheer, banda como sabemos conhecida por ser no momento a banda que ampliava mais potência em seus concertos e ser inventores e precursores do Acid Rock e do Heavy Metal, se formando na baía de San Francisco em 1966, estando formada em seu começo por seis membros.

Em 1967 passam a ser 3, Leigh Stephens na guitarra, Dickie Paterson no baixo e voz e Paul Whaley na bateria. Com esta formação gravam no que são para mim seus melhores discos, ambos de 1968. Com seu LP Vincebus Ereptum conseguem seu maior sucesso comercial, chegando ao posto 11 da Billboard
com sua versão do Summertime Blues de Eddie Cochrane.

Seu segundo LP OutsideInside está dividido em duas sessões, a sessão exterior gravada em alguns bares no porto de New York e Sacramento e a interior gravada em alguns momentos tão cru e selvagem como em seu disco anterior mas em outras entra na atmosfera mais psicodélicas, apoiada pelo teclado de Ralph Kellog, teclista de outra banda de San Francisco (Mint Tattoo), como no excelente tema que abre o lado A, Feathers From Your Tree. Nos quatro seguintes temas do lado A nota-se muito mais a influência de Hendrix no som do grupo.

No lado B abre com sua enlouquecida e genial versão de Satisfaction dos Stones, outra de suas grandes influências, e continua a notar-se a influência de grupos como Cream e Hendrix. Nesta Reedição de Akarma se inclui também o tema Fortunes, uma out-take das sessões de gravação do LP.
O lançamento do disco foi seguido de uma série de concertos brutais, que aumentava conforme cada show, acabando todos os concertos com uma total destruição de todos os intrumentos, no que era acolhido com grande entusiasmo pelo público que na maioria dos casos acabava em volta da mesma escala de violência e sempre havia feridos, quando não era por algum golpe era por algum pedaço de guitarra ou bateria, era brigas entre seu público.

Por desgraça esta agressividade se transferiu também às sessões de gravação de estúdio no que acabou com a saúde de Leigh Stephens. Segundo o mesmo reconhece aquilo era uma loucura e nada era capaz de parar essa reação em cadeia, tudo estava fora de controle. Em pouco tempo Stephens deixa a banda, sendo substituido por Randy Holden.

Blue Cheer permanece na mesma zona e época da explosão musical de San Francisco, nunca tiveram reconhecimento da crítica, menos no caso do disco Vincebus Ereptum, nem sequer o mesmo Hendrix, a maior influência do grupo nos discos e nos que intervia Stephens, nunca houve expressão positiva
sobre o estilo do grupo.

Havia sido mais tarde reconhecidos quando grupos como Smashing Pumpkins, Melvins e Mudhoney haviam reinvindicado e gravado o som do grupo, havendo versões deles tanto em estúdio como em ao vivo.

Blue Cheer é mais uma banda injustiçada no mundo do Rock!
 
 

Track List:

01 - Summertime Blues
02 - Rock Me Baby
03 - Doctor Please
04 - Out Of Focus
05 - Parchment Farm
06 - Second Time Around
 
http://www.4shared.com/file/124372399/41114cbc/Blue_Cheer_-_Vincebus_Eruptum__1968__By_Muro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário