domingo, 29 de novembro de 2009

Grand Funk Railroad - On Time (1969)



O estado de Michigan, nos EUA, foi o berço das maiores bandas de garagem da América. O famoso “som de Detroit” e seus arredores, como Saginaw e Flint, ficou caracterizado pela incrível agressividade, força e volume que suas bandas nativas geravam. Exemplos como Stooges, MC5, Ted Nugent’s Amboy Dukes, Bob Seger System, Cactus e Alice Cooper, mostram que era a “capital nacional do som de garagem” em contrapartida ao som lento e viajante da costa Oeste, vide a psicodelia de São Francisco.


Em 1964, foi criado o Jazz Masters em Flint. Liderada pelo baterista Don Brewer, a banda foi fazendo muito barulho pelos clubes e escolas da região. Isso até aparecer na vida deles em 1967 Terry Knight, que era um pouco de tudo: cantor, disc jóquei e empresário. Agora batizada de Terry and The Pack, a banda gravou uma versão em compacto para “I Who Have Nothing”, de Ben E. King, que alcançou uma modesta 46a colocação nas paradas de sucesso.

O problema é que Terry cantava muito mal, e a solução foi fazer com que o guitarrista do grupo, Mark Farner, assumisse também a função de vocalista. Terry ficou magoado e abandonou o grupo, se lançando numa pra lá de fracassada carreira solo. Agora o nome era The Pack e contava com Don Brewer (bateria), Mark Farner (guitarra e vocais), Craig Frost (teclados) e Rod Lester (baixo).

Terry pede para voltar e novas mudanças acontecem; Frost e Lester são dispensados: eles apostam todas suas fichas no poderoso formato “power-trio”, chamando Mel Schacher - um antigo colega de escola de Mark - para o baixo. Em homenagem à famosa estrada de ferro que ligava Michigan a Ontário chamada Grand Trunk and Western Railway, o The Pack passa a se chamar Grand Funk Railroad, em março de 1969.

A Estréia

O astuto Terry Knight descola para “seus meninos” uma ponta como banda de abertura do Atlanta Pop Festival em 4 de julho de 1969. Sem nenhum disco lançado, os garotos do GFR não tinham nada a perder. Era a maior oportunidade de suas vidas; imaginem só, três moleques dividindo o palco com Led Zeppelin, Johnny Winter e Janis Joplin, diante de uma audiência de mais de 180 mil pessoas!

A banda se apresentou de graça e roubou completamente o show. Eram três dias de festival, e a performance de estréia foi tão avassaladora, que no último dia a banda foi promovida a headliner. De boca em boca o até então desconhecido trio, passou a ser falado por toda América. Vale lembrar que Mark Farner considera esse o melhor momento do GFR - foi quando eles se tornaram, da noite para o dia, os novos heróis do rock pesado.

É lógico que com toda essa falação ao redor do grupo, a Capitol Records caiu matando e ofereceu um tentador contrato para a banda, lançando apenas três semanas após o festival, o primeiro single - “Time Machine” - já pela nova estampa.

Finalmente é lançado em 25 de agosto de 1969 On Time, primeiro álbum do trio, que se, por um lado foi malhado pela crítica, por outro, foi um verdadeiro sucesso nacional. A turnê de promoção foi no mínimo histórica. Em todos locais por onde passava a recepção do público era parecida com a do festival em Atlanta. No Fillmore East de Nova York, apenas duas semanas com On Time nas prateleiras, a platéia já pedia por suas músicas preferidas do álbum.

Apavorando o Led Zeppelin

A maior prova da força e poder das apresentações do GFR foi a turnê em que eles abriram para o Led Zeppelin. No Detroit’s Olympia Stadium a reação da platéia foi tão intensa durante a execução de “Inside Lookin’ Out” que o truculento Peter Grant (encrenqueiro empresário do Led), desligou a energia elétrica, impedindo que o Grand Funk terminasse a canção. Como se isso não bastasse, ele agarrou Terry Knight pelo pescoço e ordenou que a banda fosse retirada do palco imediatamente. O esperto Terry calmamente caminhou para o meio do palco, acenou para que a banda parasse de tocar, e soltou no microfone: “O Led Zeppelin está com medo do Grand Funk Railroad!”

A platéia começou a vaiar, e a banda deixou o palco, ovacionada pelo público. Quando o Led Zeppelin subiu para fazer seu show, metade do estádio tinha ido embora. Algo semelhante aconteceu em Cleveland, e o Grand Funk foi “despedido” da tour, nunca mais sendo convocado para tocar no mesmo festival que o Led Zeppelin. Genial.


Músicos:
Mark Farner - vocais, guitarra
Don Brewer - bateria, vocais
Craig Frost - teclados
Mel Schacher - baixo


Track List:

01 - Are You Ready
02 - Anybody’s Answer
03 - Time Machine
04 - High On A Horse
05 - T.N.U.C.
06 - Into The Sun
07 - Heartbreaker
08 - Call Yourself A Man
09 - Can’t Be Too Long
10 - Ups And Downs

http://lix.in/-48ad1d

Nenhum comentário:

Postar um comentário