quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Dust - Dust (1971)



Fillmore East, início de 1968. Dois jovens na casa dos quinze anos, Kenny Aaronson e Richie Wise, se deliciam durante uma apresentação do JIMI HENDRIX EXPERIENCE, onde ao final o guitarrista destrói seu instrumento, jogando alguns pedaços para a platéia.

Após uma luta encarniçada, Richie consegue ficar com os captadores, troféu que adaptaria em sua guitarra e carregaria por toda sua carreira como músico, que até então estava apenas engatinhando, pois ele fazia parte de uma turma de jovens que haviam na época no Brooklin, local onde morava, que tocavam em várias bandas adolescentes dedicadas a coverizar Beatles, Stones e, como era de se esperar, muito Soul e Funk.

Pouco tempo depois, ele viria a conhecer Kenny Kerner, com o qual acabaria por estabelecer uma parceria que viria a se mostrar eficaz e duradoura, inicialmente como compositores, mais tarde como produtores.

Enquanto isto, no mesmo Brooklin morava aquele seu amigo Kenny Aaronson, cuja paixão pela música veio através de seu irmão mais velho, que tocava bateria, instrumento que adotaria inicialmente, até que aos catorze anos de idade, ele se depara com um baixo numa vitrine de uma loja, e surge uma paixão à primeira vista...

Nova Iorque, 1969. Um baterista de apenas treze anos de idade começa a se destacar, pelo seu estilo veloz e pesado de tocar, inspirado principalmente por Keith Moon e Mitch Mitchell. Não tardou para despertar a atenção de Richie, que lhe propõe montar uma banda para tocar covers do THE WHO e do JIMI HENDRIX, duas de suas três grandes paixões (a outra era THE BEATLES).

Durante um bom tempo prosseguem tocando nos bares e colégios da região, tendo passado diversos instrumentistas pelo baixo, até que em meados daquele ano, estava na platéia o velho amigo de Richie, o baixista Kenny Aaronson, que horas mais tarde receberia um convite para se integrar ao grupo, já batizado de DUST.

Nisto, já em 1971, entra na história Neil Bogart, executivo da Kama Sutra (subsidiária da Buddah Records), que chegou até a banda através de Domenic Facilia, que estava empresariando os garotos. Acontece que Bogart estava interessado em expandir seus horizontes financeiros, investindo em grupos que tivessem uma sonoridade mais "pesada", pois o grande filão que movimentava a Kama Sutra, que eram as bandas bubblegum (OHIO EXPRESS, 1910 FRUITGUM COMPANY e outros), não estava mais rendendo tanto quanto antes (por causa desta fama da gravadora é que algumas pessoas pensam erroneamente que o DUST faz parte do gênero).

Bogart oferece um contrato para o grupo, que imediatamente grava no Bell Sound Studio seu primeiro álbum, lançado em meados daquele mesmo ano, tendo sido precedido por um single com a canção "Stone Woman" em ambos lados (o lado A trazia a versão mono, e o B a versão estéreo).

Embora não fosse exatamente um sucesso de vendas, o álbum lhes garante uma certa credibilidade, que lhes renderia a única turnê que fariam fora da cidade de Nova Iorque, abrindo alguns shows para ALICE COOPER.

Ainda no final do ano sai mais um single, novamente trazendo a mesma canção em ambos lados em sua versão mono/estéreo: desta vez a escolhida foi "Love Me Hard", porém numa versão diferente da editada no álbum (este outtake pode ser encontrado na edição em CD da gravadora One Way, ao contrário do lançamento da Repertoire Records, que traz somente as faixas do álbum original).

E no início de 1972, os garotos entram novamente no mesmo estúdio para registrar seu 2º e derradeiro trabalho, "Hard Attack", lançado pouco tempo depois, trazendo na capa uma belíssima ilustração de Frank Frazetta, famoso cartunista novaiorquino, que galgou sucesso tardio aqui no Brasil com uma das encarnações da saga "Conan, O Bárbaro".

Porém, apesar de todo este esmero na parte gráfica e na produção impecável, diga-se de passagem), mais uma vez o disco não alcança boas vendas, e as poucas chances de excursionar fora da cidade eram "sabotadas" por Marc, que na época contava com apenas 16 anos de idade e não podia largar a escola (era estudante secundário). E Richie Wise, ao que parece, estava um tanto quanto desencantado com a função de músico, passando a se interessar mais em atuar nos bastidores.

Provavelmente estes foram os motivos levaram a banda a encerrar atividades em meados daquele mesmo ano. Todos os integrantes do DUST construiriam uma carreira de sucesso dentro do meio musical; Richie Wise, que abandonaria a guitarra logo após sair do grupo (só viria a tocar muito esporadicamente em algumas sessões de estúdio) se torna um renomado produtor ao lado de seu amigo Kenny Kerner, tendo a dupla produzido, entre outros, discos do BADFINGER, GLADY'S KNIGHTS & THE PIPS e seu maior sucesso comercial, o KISS, que se tornou o carro-chefe da gravadora Casablanca Records, fundada por Neil Bogart, assim que saiu da Kama Sutra.


Track List:

01 - Stone Woman
02 - Chasin' Ladies
03 - Goin' Easy
04 - Love Me Hard
05 - From A Dry Camel
06 - Often Shadow Felt
07 - Loose Goose

http://lix.in/-62f57c

http://www.mediafire.com/?ylt1jzynzem

Nenhum comentário:

Postar um comentário