terça-feira, 24 de novembro de 2009

Coven - Witchcraft (Destroys Minds And Reaps Souls) (1969)



O Coven é uma banda de rock composta pela vocalista Jinx Dawson, o baixista Oz Osborne (não confundir com o Ozzy do Black Sabbath), Chris Neilsen na guitarra e bateria com Steve Ross. Gravou o hit “One Tin Soldier”, que foi composta por Dennis Lambert e Brian Potter para ser usada como tema do filme Billy Jack, de 1971.

Jinx cantou a música ao lado da orquestra da Warner Bross para o filme, mas diz que foi o Coven que gravou e não ela como uma artista solo. Jinx é natural de Indianapolis, Indiana, e começou a estudar ópera e ocultismo no começo dos anos 60.Ela, Ross e Osboune formaram o Coven em Chicago, em meados da mesma década.No final do ano de 1967 o Coven saía em turnê pelos EUA com bandas como o The Yardbirds, Alice Cooper e muitas outras bandas de porte menor.

Nessa época, Jinx introduz a cultura pop da época o famigerado “sign of the horn” ( fazer chifrinhos com a mão).No ano de 1969, eles fecham com a gravadora Mercury Records e gravam o primeiro disco, o mais famoso e misterioso “Witchcraft Destroys Minds and Reaps Souls”. A música do Coven no disco, passava por um hardrock, mesclando um rock progressivo com muitas pegadas e influências psicodélicas, as letras falavam cobre coisas subjetivas da matéria diabólica, influência dos estudos sobre ocultismo de Jinx.A capa do disco trazia cruzes invertidas, caveiras e coisas do tipo, totalmente a frente da sua época, o Coven foi a primeira banda de rock a usar tão claramente os temas de ocultismo em todo contexto, sendo pioneira do gênero.

O disco seguinte é o homônimo Coven, deixando um pouco a linha musical do primeiro disco, o segundo play tem uma sonoridade mais comercial e pop para a época, 1972.O disco contem a faixa “One tin Soldier”, que foi gravada como tema a Billy Jack…O terceiro disco, de 1974, chamado “Blood on the Snow” mantem um pouco da temática, porém a sonoridade caiu ainda mais para o pop, dando mais espaços para as baladinhas, porém, é um ótimo trabalho, faixas como “Lady O” e “Blue Blue Ships” foram muito bem aceitas, sem contar com a faixa título, que ganhou um clip e que foi rodado na MTV em 1981.

Depois de um período longo longe de estúdios(2007), Jinx anunciou em seu myspace que colocaria datas de uma possível “turnê”.No ano seguinte,2008, o Coven lança então seu quarto disco, “Metal Goth Queen~Out of the Vault”, com novas músicas e novas versões.Uma curiosidade é que o disco novo conta com participações especiais de membros de bandas como Steppenwolf, Jethro Tull e Deep Purple.



Track List:

01 - Black Sabbath
02 - White Witch Of Rose
03 - Coven In Charing Cross
04 - For Unlawful Carnal Knowledge
05 - Pact With Lucifer
06 - Choke, Thirst, Die
07 - Wicked Woman
08 - Dignitaries Of Hell
09 - Portrait
10 - Satanic Mass

http://rapidshare.com/files/150892975/1969_-_Witchcraft_Destroys_Minds_And_Reaps_Souls.rar

Password:   mrocker

Nenhum comentário:

Postar um comentário