sábado, 5 de dezembro de 2009

John Kay & The Sparrow - John Kay & The Sparrow (1968)



Quando se fala em Steppenwolf é preciso ter em mente a música “Born to Be Wild”, sucesso absoluto em 1968, que projetou o grupo. A canção se tornou uma espécie de hino da rebeldia da década de 60. O nome da banda foi depois mudado para John Kay and Steppenwolf devido à grande influência do vocalista em toda a trajetória do grupo formado no sul da Califórnia, que teve seu nome inspirado em um dos romances do escritor Herman Hesse.


Kay nasceu na Alemanha, mas foi criado em Toronto, no Canadá. Desde a adolescência, identificava-se com a música e começou a trabalhar em uma rádio amadora, onde podia até tocar seu ritmo preferido, o rock. Com um violão na mão, Kay tocava blues acústico nos bares de Toronto. Graças a essas pequenas apresentações, Kay foi convidado, em 1965, a fazer parte da banda de blues, The Sparrow. Eles tocaram em Nova York e São Francisco, nos Estados Unidos, e após dois anos de tentativa de lançar um disco, a banda terminou.

Kay decidiu ir para Los Angeles, onde o produtor Gabriel Mekler, do selo ABC-Dunhill o incentivou a criar a sua própria banda e prometeu lançar um trabalho pela gravadora. O momento não podia ser melhor, Kay juntou alguns músicos que ele havia conhecido enquanto estava no The Sparrow e montou o Steppenwolf. A banda era fo5rmada pelos americanos Michael Monarch (guitarra), Goldy McJohn (teclado) e os canadenses Rushton Moreve (baixo) e Jerry Edmonton (bateria). Nesta época, o grupo adotou Los Angeles como cidade e lançou o primeiro e inesquecível single “Born to Be Wild”. A letra era do baterista da banda, Jerry, e do irmão, o ex-vocalista do The Sparrow, Dennis Edmonton.

No ano seguinte, a canção entrou na trilha sonora do filme “Sem Destino”, de Dennis Hopper, e se tornou um clássico. O fôlego da canção era mais do que suficiente para garantir o sucesso do primeiro álbum, que levou o nome do grupo. Antes do lançamento, Steppenwolf enfrentou a saída do baixista Moreve, mas logo colocou John Morgan no lugar. Embalado pela música “Born to Be Wild”, o disco foi o segundo mais vendido nos Estados Unidos.

Ainda em 1968 saiu o álbum “The Second” e, no ano seguinte, “At Your Birthday Party”. O público aprovou os novos lançamentos e mais duas músicas viraram hits: “Rock Me” e “Magic Carpet Ride”. Mas uma segunda baixa no grupo começou a criar problemas para o Steppenwolf, desta vez eles perderam o guitarrista e o baixista. Larry Byron e Nick St. Nicholas assumiram os postos vagos. O grupo não queria perder a força e logo voltou a compor para um novo trabalho. As letras sobre drogas, preconceito e política fizeram de “Monster” um marco na carreira da banda. O sucesso do disco não evitou uma crise interna em conseqüência das recentes saídas e Kay decidiu acabar com o Steppenwolf em 1972. Ele seguiu uma promissora carreira solo.

A curta volta em 1974 resultou em dois novos álbuns, “Slow Flux” e “Hour of the Wolf”, mas não repetiram nem de longe o sucesso que Steppenwolf fazia. Quatro anos depois do retorno, Kay descobriu que um grupo estava usando o nome deles em turnês nos Estados Unidos. Foi aí, então, que ele decidiu mudar o nome da banda para John Kay and Steppenwolf. A década de 80 foi uma grande luta para eles fixarem o novo nome.

Ainda na década de 80, Kay voltou a se dedicar a novos projetos e preferiu deixar o grupo. Mesmo assim, o grupo não parou e quem assumiu os vocais foi Danny Johnson. A volta de Kay aconteceu só em 1994, quando o grupo fez um concerto na Alemanha, terra natal do vocalista. Dois anos depois eles lançaram um trabalho novo, “Feed the Fire”, considerado um dos álbuns mais pesados da carreira.

Vários discos com os maiores sucessos e versões ao vivo foram lançados durante a carreira do Steppenwolf para satisfazer os fãs. Mesmo sem apresentar periodicamente novos discos, o grupo continua até hoje a embalar shows com os grandes sucessos, principalmente do início da carreira. Um exemplo disso foi a última visita deles ao Brasil, em 2004. O grupo acumula, em mais de 35 anos de carreira, 30 milhões de discos vendidos no mundo.


Músicos:
1965-1967

John Kay – guitarra, vocais
Dennis Edmonton – guitarra, vocais
Nick St. Nicholas – baixo, vocais
Goldy McJohn – teclados, vocais
Jerry Edmonton – bateria, vocals

1967
John Kay – guitarra, vocais
Michael Monarch – guitarra, vocais
Rushton Moreve – baixo, vocais
Goldy McJohn – teclados, vocais
Jerry Edmonton – bateria, vocals


Track List:
01 - Twisted
02 - Goin' To California
03 - Baby Please Don't Go
04 - Down Goes Your Love Life
05 - Bright Lights Big City
06 - Can't Make Love By Yourself
07 - Good Morning Little School Girl
08 - King Pin
09 - Square Headed People
10 - Chasin' Shadows
11 - Green Bottle Lover
12 - Isn't It Strange
13 - Tomorrow's Ship (Bonus Track)
14 - Twisted (Bonus Track)
15 - Goin' To California (Bonus Track)
16 - Hoochie Coochie Man (Bonus Track)
17 - Pusher (Bonus Track)
18 - Goin' Upstairs (Bonus Track)
19 - Tighten Up Your Wig (Bonus Track)
20 - Too Late (Bonus Track)

http://www.megaupload.com/?d=I0A0J7RH

Nenhum comentário:

Postar um comentário