quinta-feira, 14 de outubro de 2010

November - En Ny Tid Ar Har...(1970)


Posso estar enganado, mas o NOVEMBER se trata de uma espécie de banda meio "underground", pois praticamente não há nenhuma informação disponível sobre eles na internet, tampouco textos mais consistentes em enciclopédias.

Boa parte das parcas informações aqui constantes foram extraídas de encartes de CDs, usados também como fonte para alguns poucos websites em inglês, que por sinal se limitam somente a transcrever o texto palavra por palavra!

Mesmo apelando para um sueco residente nos EUA, que foi quem me arrumou um exemplar do terceiro disco de estúdio deles, não consegui descobrir o paradeiro atual dos seus integrantes; e me valendo dos Google da vida, descobri que curiosamente existe na Suécia um certo Richard Rolf que se trata de um luthier conceituadíssimo por aquelas plagas, mas não posso afirmar que se trata da mesma pessoa ou de um homônimo.

A história do NOVEMBER começa a ser delineada em 1968 num clube nos subúrbios de Estocolmo, a partir de uma banda chamada THE IMPS, formada por Christer Ståhlbrandt (vocal e baixo) e Björn Inge (bateria), que dura apenas alguns meses, pois no início daquele ano Christer decide sair e montar outro grupo chamado TRAIN, que contava inicialmente com Teo Salsberg na bateria e o inglês Snowy White (futuro THIN LIZZY) na guitarra.

Entretanto, ainda em 1968 Teo decide sair, e Christer convida o ex-colega de banda Björn para ocupar seu lugar. Nesta época eles ainda mesclavam faixas cantadas em inglês e em sueco, até que no ano seguinte, White retorna para a Inglaterra, e em seu lugar ingressa o guitarrista Richard Rolf.

Com isto, a banda, que agora só contava com integrantes suecos, decide cantar somente em sua língua natal, ao mesmo tempo em que decide mudar de nome. Como sua reestréia se daria no dia 1º de novembro de 1969, ao abrir um show do FLEETWOOD MAC na cidade de Gotemburgo, acabam por adotar o nome NOVEMBER.

Com isto, a banda, que agora só contava com integrantes suecos, decide cantar somente em sua língua natal, ao mesmo tempo em que decide mudar de nome. Como sua reestréia se daria no dia 1º de novembro de 1969, ao abrir um show do FLEETWOOD MAC na cidade de Gotemburgo, acabam por adotar o nome NOVEMBER.

Retornando à Estocolmo, são convidados a gravar algumas faixas ao vivo no estúdio de uma rádio, que são transmitidas e retransmitidas país afora, e fazem bastante sucesso local. Com isto, acabam voltando ao tal estúdio e registrando dez músicas que sairiam no seu álbum de estréia, intitulado "En Ny Tid Är Här..."

Uma pena que exista a barreira natural da língua, pois se cantado em inglês, este seria com certeza um dos grandes clássicos dos anos setenta, pois mescla de forma magistral sons "pesados" com passagens acústicas e suaves, entremeadas de uma flauta pontuando alguns acordes e servindo de introdução a canções melódicas e ao mesmo tempo "hards", cortesia de um músico chamado Jan Kling, um dos vários amigos que acompanhavam a banda em suas turnês.

(Considero uma das faixas em especial - "En Annan Vårld" - uma verdadeira obra prima, se alguém quer saber o que acho que é o tal de "hardão setentista", basta ouvi-la e tirar suas conclusões..)

É lançado também nesta época um single, com "Mount Everest" e "Cinderella", esta última não editada no disco e inédita em formato digital até os dias de hoje.

Após algumas turnês pela Suécia, o grupo entra em estúdio e registra seu segundo álbum, "2:a November", que sairia em meados de 1971, ainda trazendo a mesma sonoridade do anterior, embora sem tantas composições inspiradas.

Pouco antes havia sido editado um single com "Mount Everest" e "Nobodys Hands To Hold", ambas cantadas em inglês, com objetivo de tentar atingir o mercado fora da Suécia (tanto que ele saiu também no Japão e na França). Este é outro material até hoje inédito em formato digital.

E logo após ter sido lançado o segundo disco de estúdio, o grupo parte para uma turnê bem-sucedida pela Europa, onde tocam ao lado de vários artistas famosos em países como Inglaterra.

Ainda no final do ano, são lançados mais dois singles: um trazendo faixas do segundo álbum, e o outro com versões de estúdio de "Tillbaks Till Stockholm" e "Sista Resan", até hoje não disponíveis em edição digital.

E no ano seguinte é lançado mais um trabalho, "6:e November", que se trata de um trabalho mais elaborado até que os anteriores, mas a banda decide encerrar atividades após uma apresentação de despedida ocorrida num clube em Estocolmo, na noite de ano novo de 1973.

Richard, que se mudaria para a Noruega, acaba por formar naquele país uma banda chamada NATURE, e anos depois parte para carreira solo. Björn monta em 1974 o ENERGY, que deixa alguns trabalhos gravados, e encerra atividades nos anos oitenta.

Christer se junta a outros musicos recrutados em Estocolmo e grava também em 1974 o único auto-intitulado álbum do SAGA, que segue praticamente a mesma linha do último disco de estúdio do NOVEMBER, e foi relançado em CD pela gravadora Green Tree.

1993 ficaria marcado como o ano em que houve um espécie de "renascimento" do NOVEMBER, pois além de seu primeiro trabalho ter sido reeditado em CD, houve também o lançamento do "November Live" (editado também em formato LP num belíssimo picture-disc), que compila apresentações ao vivo entre 1970-1971, e resultaria numa reunião do trio original num clube de Estocolmo, num evento que teria sido filmado mas até hoje não foi lançado comercialmente.

Por sinal, se alguém souber onde arrumar uma cópia deste vídeo, por favor entre em contato, pois cada vez que ouço o NOVEMBER, me sinto como se estivesse "en annan värld" (em outro mundo)...


By:  Whiplash
 
 
Músicos:


Björn Inge - Bateria, vocais
Christer Stålbrandt - Baixo, vocais
Richard Rolf - Guitarra


Track List:

01 - Mount Everest
02 - En annan värld
03 - Lek att du är barn igen
04 - Sekunder (förvandlas till år)
05 - En enkel sång om dej
06 - Varje gång jag ser dig känns det lika skönt
07 - Gröna blad
08 - Åttonde
09 - Ta ett steg i sagans land
10 - Balett blues

http://link-protector.com/268559/

Nenhum comentário:

Postar um comentário